21/09/15 às 18h49 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Resultado dos três primeiros dias da SNT 2015

Equipes flagraram 102 condutores embriagados e 14 sem habilitação

Entre os dias 18 e 20 de setembro, além das campanhas educativas características da Semana Nacional de Trânsito, Detran, DER e PMDF realizaram diversas ações de fiscalização – conjuntas e isoladas – com o objetivo de reduzir acidentes de trânsito.

Durante as blitzes, 102 condutores foram autuados por dirigir sob influência de álcool, sendo dois deles presos, pois o teste do bafômetro acusou índice igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar expelido dos pulmões  – índice alcoólico considerado crime, conforme previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.

Outros 14 condutores foram flagrados sem habilitação e um condutor foi preso por desacato, durante abordagem no Setor de Clubes Sul. Ainda foram flagradas 37 situações de irregularidades que resultaram em autuações por diversos motivos: placa ilegível, falta de equipamento obrigatório, falta de documento de porte obrigatório, entre outros. No total, 159 veículos foram apreendidos.

Para o diretor de policiamento e fiscalização de trânsito, Silvain Fonseca, o condutor precisa entender que a sua conduta faz a diferença na segurança do trânsito. “A fiscalização também é uma forma de conscientizar o condutor de que é necessário parar, pensar e mudar seu comportamento. Ao cumprir as regras definidas na legislação, o condutor é um agente da Paz no Trânsito, ajudando a reduzir o número de acidentes e mortes nas vias do DF”, destacou ele.

As operações se concentraram principalmente no Varjão, no Setor de Clubes Sul, na Samambaia, no Gama, na Ceilândia e em Taguatinga.