Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/07/16 às 21h48 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Seminário discute segurança de motociclistas e redução de acidentes

COMPARTILHAR

Estatística mostra morbimortalidade de motociclistas no DF

(Brasília,15/07/2016) – Com uma plateia composta por peritos, legistas, educadores, agentes de trânsito do Detran e do DER, instrutores de trânsito, representantes de motoclubes e da área de salvamento do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Exército e do SAMU, o Detran-DF encerrou, na quinta-feira (14), o 1º Seminário de Segurança Motociclística.

Direcionado aos profissionais que trabalham direta ou indiretamente nas ocorrências de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, o seminário teve o propósito de promover uma discussão sobre ações voltadas à segurança de motociclistas, a fim de reduzir o número de mortes no trânsito do DF.

Um representante do Motojus sugeriu que nas próximas campanhas o Detran chame a atenção do motorista para o respeito com os motociclistas. O diretor-geral Jayme Amorim explicou que nas últimas campanhas de ciclistas e motociclistas, o órgão se reuniu com as categorias para o briefing das campanhas. “Essa participação é muito importante, uma vez que a categoria que vivencia o dia a dia no trânsito tem uma visão mais ampla dos problemas que enfrentam.

Durante o evento, os servidores Karina Alves Faria e Pedro Aroso Mendes, da Estatística de Acidentes de Trânsito do Detran, abordaram a morbimortalidade de motociclistas no Distrito Federal. Estudos realizados desde 2012 mostram que, proporcionalmente, não está ocorrendo variação no índice de mortes envolvendo motocicletas. O percentual se mantém estagnado, em torno de 48%.

Já a dinâmica dos acidentes envolvendo motociclistas foi abordada pelo perito Sílvio Kyoji Endo, da PCDF. O diretor-geral do Detran-DF e a professora da UnB, Dra. Michelle Andrade, falaram do Papel da Educação na Prevenção de Acidentes.
 

O Socorro às Vítimas de Acidentes de Trânsito foi abordado pelo representante da SAMU, Rodrigo Caselli Belém. E sobre o atendimento hospitalar ao motociclista vítima de acidente falaram o Dr. Fábio de Oliveira Santos e o Dr. Luiz Carlos Cassemiro.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)