28/04/16 às 18h21 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Servidora do Detran no revezamento da Tocha Olímpica

Desde que começou a correr, em 2002, Darilene acumula medalhas de diversas matizes

(Brasília, 28/04/2016) – A nossa atleta campeã, que disputou diversas maratonas representando o Detran-DF, é vitoriosa mais uma vez. Em clima de euforia e de muita emoção, Darilene Rufina Lopes foi agraciada com o prêmio mais desejado por qualquer atleta do mundo. Ela participará do revezamento da Tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em sua passagem pelo Distrito Federal.

O convite partiu do comitê organizador do evento, com sede no Rio de Janeiro, com o intuito de valorizar o espírito desportista da atleta que começou a correr em 2002, almejando uma medalha na 1ª Olimpíada de Integração da Secretaria de Segurança Pública (Olinsesp). A partir daí, ela não mais parou.

Darilene cresceu no atletismo e acumula medalhas das seis edições da Olinsesp, realizadas entre 2002 e 2012, além de outras maratonas conquistadas paralelamente à de Integração da Segurança Pública. Nestas, nossa pequena grande atleta conquistou o segundo lugar no Circuito de Corrida da SESP e o terceiro lugar na Meia Maratona das Pontes e na 45ª Corrida de Reis.

Em 2012 e em 2014, Darilene ficou com o primeiro lugar na Corrida Verde. Também venceu a primeira corrida do Dia Mundial do Meio Ambiente, na prova feminina. Em 2015, ela partiu para uma atividade mais radical e ocupou o lugar mais alto do pódio na Cross Urbano Caixa. Em 2016, foi a primeira colocada na prova de 10 km da EAB Fun Run Brasília, de corredor de rua.

Por trás dessa atleta existe uma mãe amorosa e uma profissional aplicada. Darilene ingressou no Detran-DF em 1992, como Assistente de Trânsito, e dedicou a maior parte desses 24 anos à educação de trânsito.

Estudiosa e amante do conhecimento, ela está sempre ampliando o seu currículo. Com três mestrados e um doutorado, a maioria feita no exterior, ela também conta com 22 anos de experiência em sala de aula.

A atleta é graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia e em Psicopedagogia, tem doutorado em Ciências da Educação realizado na Florida Christian University, em Orlando nos Estados Unidos, além de diversos outros títulos.