Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/08/17 às 19h53 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Tema da redação de simulado do ENEM aborda trânsito

COMPARTILHAR

O assunto foi trabalhado por aproximadamente 28.500 estudantes

(Brasília, 10/08/2017) – Na quarta-feira (09/08), foi dado início ao simulado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, com a participação dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio das redes pública e particular do Distrito Federal.

Realizado pela Secretaria de Educação do DF, em parceria com o Departamento de Trânsito por meio do programa “Detran nas Escolas”, entre outros parceiros, o Simulado 2017 apresentou como tema da redação a “Eficácia das campanhas publicitárias sobre segurança no trânsito em Brasília”.
Na visão do Detran, o propósito de indicar o trânsito como tema do simulado teve seu objetivo alcançado, uma vez que o assunto pôde ser desenvolvido por aproximadamente 28.500 estudantes que, em sua maioria, se enquadram na faixa etária qualificada como pré-condutores.
Segundo o diretor de Educação de Trânsito do Detran, professor Álvaro Ribeiro, “entender como as campanhas sobre segurança no trânsito são interpretadas pelos futuros e novos condutores é essencial para a melhoria do conjunto de ações que compõem a Educação para o Trânsito no Distrito Federal”.
Ainda sobre a redação do Simulado, o professor Álvaro completa: “é um momento valioso de reflexão sobre o tema, que avalia não somente os conhecimentos de escrita da língua Portuguesa, mas permite que o estudante demonstre conhecimento sobre vários assuntos que integram o seu cotidiano, entre eles, o trânsito”.
Após a etapa de correção do simulado, serão selecionadas as 100 redações que atendem aos requisitos do prêmio Jovem Escritor, as quais comporão um livro que leva o nome do concurso em questão e que servirão de objeto de estudo dos técnicos do Detran-DF, uma vez que poderão utilizar as produções para subsidiar melhorias em ações dessa natureza.

Fonte: DIREDUC/DETRAN-DF

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)