Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/06/14 às 14h20 - Atualizado em 1/11/18 às 11h43

Todos por um trânsito em Paz

COMPARTILHAR

Campanhas e ações do Detran estimulam a convivência pacífica

O Detran lançou, nesta quinta-feira (5), uma campanha publicitária para alertar a população sobre os riscos causados pela combinação de álcool e direção. O momento é bem oportuno, visto que se aproxima a Copa do Mundo Fifa 2014, que contará com diversas festividades na cidade, e que é comum a associação de futebol, comemoração e consumo de álcool.

Além de reforçar que bebida não combina com trânsito, o Detran levanta a bandeira da Paz no Trânsito e faz um convite especial para que esta bandeira seja levantada por condutores, passageiros, pedestres e ciclistas, a fim de melhorar a vida da comunidade e dos visitantes da capital do país.

Desde março, as campanhas publicitárias do órgão focam na convivência pacífica entre motoristas, pedestres e ciclistas. O objetivo é que todos estejam unidos por menos violência e, consequentemente, menos mortes no trânsito. O Departamento reconhece que isso só é possível quando toda a população também se sente responsável e se engaja nessa luta por um trânsito melhor e mais seguro.

Blitz educativa e de fiscalização
Diversas ações do órgão estão direcionadas a promover a Paz no Trânsito. No último mês, em apoio ao movimento mundial Maio Amarelo, criado para chamar a atenção dos cidadãos e órgãos governamentais aos elevados números de mortes em acidentes de trânsito nas malhas viárias de todo o mundo, o Detran realizou 11 ações educativas em ruas do DF, atendendo um público estimado de 30 mil pessoas.

Também foram intensificadas as operações de fiscalização para coibir o descumprimento da legislação de trânsito, principalmente com relação à condução de veículos por condutores sob o efeito de álcool ou não habilitados. Durante o mês de maio, 451 condutores foram notificados por embriaguez ao volante.

Outra ação em prol da Paz no Trânsito foi a realização do curso “Convivência Pacífica”, oferecido inicialmente para dois mil condutores de transporte público, mas que pretende se expandir até que todos os condutores de ônibus do DF recebam a capacitação. O objetivo é sensibilizar os motoristas de ônibus quanto à necessidade de uma convivência pacífica no trânsito, principalmente na relação ciclista/motorista. 

Emplacamento de veículos
Foram reservadas, junto ao Denatran, as placas com as iniciais P A Z para o emplacamento de veículos do DF. Os primeiros emplacamentos já estão acontecendo e já temos cerca de dois mil veículos circulando com a mensagem de “PAZ”. Em breve serão quase 10 mil condutores que levarão em suas placas um apelo à convivência pacífica e ao respeito às leis de trânsito.

Dirija em Paz
Paz é o que cada um deve ter dentro de si, principalmente quando está ao volante. Infringir as leis de trânsito é colocar a própria vida e a dos outros em risco. A Paz no trânsito começa com gentilezas de todos os usuários das vias. E assim todo mundo sai ganhando. Gentileza gera mais que gentileza, gera Paz. E esta Paz, no trânsito, salva vidas.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)