Enquanto a frota aumentou 154% nos últimos 20 anos, o número de pedestres mortos caiu 50%
(Brasília, 30/03/2017) – Um exemplo de cidadania. Foi exatamente isso que o Governo do Distrito Federal mostrou ao Brasil, ao adotar o respeito à faixa de pedestre. A ousadia fez valer o direito do cidadão e se concretizou. Hoje Brasília é referência nacional no que diz respeito à educação no trânsito.
A preferência dada ao pedestre na faixa teve como marco o dia 1º de Abril de 1997. A implantação desse dispositivo foi precedida de uma intensa campanha de conscientização de condutores, pedestres e de toda sociedade, realizada pelos órgãos de trânsito com amplo apoio da mídia. A medida iniciou com algumas faixas no Plano Piloto e hoje são mais de cinco mil em todo o Distrito Federal.
Bodas de porcelana
Para comemorar os 20 anos da faixa de pedestre, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), por meio de sua Diretoria de Educação de Trânsito, preparou um cronograma de atividades educativas, começando às 6h30 da manhã desta sexta-feira (31), na faixa de pedestre em Frente ao Colégio La Salle, na 906 Sul. As atividades seguirão até as 14 horas.
No sábado, a comemoração será na Faixa de Pedestre do Parque Ana Lídia, das 7h30 às 13h, com blitz educativa e entrega de folderes, cartilha educativa e a conscientização sobre a importância da faixa de pedestre e os cuidados com a vida.
Na segunda-feira (3/4), equipe da educação de trânsito inicia o Projeto Sinalize no Colégio Nossa Senhora de Fátima, na 906 Sul, das 9h às 11h. A ação consiste na promoção de uma caminhada orientada para reflexões sobre os cuidados com a vida.
Frota x Vítimas
Em 1996, ano anterior a implantação da faixa, 266 pedestres morreram atropelados. No ano seguinte, o número de pedestres mortos reduziu 24%. E de lá para cá, mesmo com o aumento de 154% da frota nos últimos 20 anos – de 660 mil veículos, em 1997, para 1.679.383, em 2017 – o número de pedestres mortos reduziu em 50%. De 266 vítimas fatais em 1996, para 132 em 2016. Nesses 20 anos, as mortes em faixas de pedestres representaram 3,4% do total de vítimas de atropelamentos.
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