Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/12/22 às 12h18 - Atualizado em 13/12/22 às 12h19

“Café na Faixa” leva educação de trânsito a pedestres

COMPARTILHAR

Mais de 100 pessoas participaram de ação educativa do Detran nesta quinta-feira (8)

 

(Brasília, 8/12/2022) Eram 5h30 da manhã desta quinta-feira (8), e a equipe de Educação de Trânsito do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) já estava a postos para mais uma edição do projeto Café na Faixa. Dessa vez, a faixa de pedestre contemplada para receber a ação educativa localizava-se entre a Rodoviária Interestadual e a Estação de Metrô Shopping.

 

Durante a ação foram abordadas cerca de 120 pessoas, que além de se deliciarem com um farto café da manhã, receberam também orientações sobre condutas para a promoção de um trânsito mais seguro, como por exemplo a travessia de pedestres, o uso da faixa, a importância do sinal de vida, a opção por roupas claras e principalmente a atenção ao tráfego de veículos. Os participantes receberam ainda kits com materiais explicativos e objetos refletivos para facilitar a identificação de pedestres e ciclistas, principalmente, no período noturno.

 

Pra o chefe do Núcleo de Campanhas Educativas de Trânsito do Detran, Miguel Videl, as pessoas percebem a movimentação na rua e ficam logo curiosas para entender o que está acontecendo, nisso elas são abordadas e recebem orientações sobre o trânsito. “É o Detran-DF se aproximando da população para mostrar que cada um tem seus direitos e deveres no trânsito. E junto salvamos vidas.”, reforça Miguel.

 

Projeto Café na Faixa 

 

O projeto “Café na Faixa” foi lançado no dia 6 de outubro de 2022, em Ceilândia. Desde então, foram atendidas as regiões de Ceilândia, Santa Maria, Taguatinga, Samambaia, Planaltina, Candangolândia, Estrutural e Gama, com um público estimado em mais de 1000 pessoas.

 

Todas as atividades realizadas pelo Núcleo de Programa Educativo de Trânsito são planejadas pedagogicamente e o “Café na Faixa” busca sensibilizar o pedestre, por meio de uma abordagem acolhedora e humanizada, sobre a necessidade de adotar comportamentos seguros na circulação urbana.  Um lanche é oferecido, enquanto um educador do Detran-DF ministra uma breve palestra, no formato de bate-papo, reforçando os principais conceitos de segurança viária para pedestres.

 

São abordados temas como: os cuidados para uma travessia segura, uso de passarelas, faixas semaforizadas e passagens subterrâneas, normas de trânsito, mobilidade urbana, segurança viária e modais alternativos ao uso de veículos, entre outros.

 

A próxima ação está programada para quinta-feira, dia 15, na Avenida Comercial do Recanto das Emas.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)