29/07/19 às 18h51 - Atualizado em 29/07/19 às 18h51

Correios já devolveram 8,6 mil CRLVs emitidos pelo Detran

Endereço desatualizado e destinatário ausente motivaram a devolução dos documentos de licenciamento 2019

Zélia Ferreira

(Brasília, 29/07/2019) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal licenciou, até o momento, 773.910 veículos e os certificados de licenciamento já foram enviados aos endereços cadastrados junto ao órgão. No entanto, há muitos casos em que os Correios não conseguem realizar a entrega por não encontrar ninguém na residência ou pelo endereço estar desatualizado. Quando isso ocorre, o documento é entregue ao posto de atendimento mais próximo da residência do proprietário.

Um levantamento, realizado nesta segunda-feira (29), aponta que 8.626 documentos foram devolvidos aos postos de atendimento da autarquia pelos Correios.  Somente no Detran de Taguatinga foram devolvidos 3.122 CRLVs de 2019 e, no Shopping Popular, 2.687.

Por isso, quem já quitou todos os débitos do veículo e ainda não recebeu o certificado de licenciamento em casa, deve ligar no telefone 154 a fim de saber se o documento foi devolvido e onde ele está para retirá-lo o quanto antes.

A partir de 1º de setembro, começa a fiscalização do licenciamento 2019 dos veículos de placa 1 e 2. O proprietário que for pego sem o licenciamento 2019 estará sujeito a uma multa gravíssima de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, além do recolhimento do veículo ao depósito.

Atualização online

Para evitar a devolução do documento, é necessário que o proprietário mantenha sempre seu endereço atualizado junto ao órgão de trânsito. Para maior comodidade do cidadão, a atualização de endereço agora pode ser feita pelo portal de serviços do Detran, sem a necessidade de se deslocar até um posto de atendimento. Basta acessar o endereço www.detran.df.gov.br e clicar no link Portal de Serviços para ter acesso à área restrita, onde será possível fazer a alteração cadastral, informando o novo endereço.