Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/09/19 às 17h05 - Atualizado em 4/09/19 às 17h05

Desfile de 7 de Setembro altera trânsito na Esplanada

Detran fará interdições a partir das 23h de sexta-feira (6) e controlará o tráfego nas imediações a partir das 5h de sábado (7)

 

Zélia Ferreira

(Brasília – 3/9/2019) – O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios será interditado a partir das 23h de sexta-feira (6) para a realização do Desfile de 7 de Setembro. Todos os estacionamentos dos ministérios ficarão fechados, sendo liberados apenas os dos anexos, e o Detran fará o controle do tráfego nas vias S1, S2 e adjacências a partir das 5h30 de sábado (7).

 

A via N1 será totalmente destinada ao desfile cívico e a via S1 e a ligação da L2 Sul com a S1, a partir da altura da Catedral, ficarão abertas apenas para coletivos escolares e credenciados até 8h da manhã de sábado. A partir desse horário, o fechamento será total e os veículos serão canalizados para o Buraco do Tatuí (ligação L2 Sul/L2 Norte).

 

Em frente ao Itamaraty, haverá um Ponto de Controle de Trânsito (PCTran), onde os agentes farão controle de fluxo dos carros de autoridades e convidados, com credenciais ou convites, que se estiverem se dirigindo para as Tribunas de Honra.

 

Na Praça dos Três Poderes, outro PCTran fará o bloqueio do trânsito para a via N1, permitindo apenas o acesso dos ônibus de desembarque do pessoal que participará do desfile, até as 8h. Após esse horário, o acesso de veículos coletivos de escolares à N1 também será bloqueado e o fluxo será canalizado para a via S2 e para o estacionamento do STF.

 

Viaturas e veículos autorizados que estiverem saindo da S1 para a S2 utilizarão o estacionamento do STF. Os túneis de acesso ao Itamaraty e à Catedral serão bloqueados entre as 5h30 e 12h, e os veículos serão desviados para os estacionamentos dos anexos situados ao longo da S2.

 

O Detran sugere aos condutores que não estiverem indo ao desfile que evitem passar pelos anexos dos Ministérios durante a manhã de sábado, pois o grande contingente de pessoas e a quantidade de trechos interditados podem gerar lentidão no trânsito.

 

Os agentes também atuarão para coibir estacionamento em locais proibidos ou que prejudiquem a fluidez nas vias e a segurança nas proximidades do evento. Para isso, serão disponibilizadas viaturas, guincho e empilhadeira durante toda a manhã de sábado.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)