A ouvidoria do Detran recebeu prêmio por atingir 100% de transparência ativa. A 4ª edição da premiação Índice de Transparência Ativa aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Buriti na quinta-feira (5). A celebração foi realizada pela Controladoria-Geral do Distrito Federal.
Neste ano, o Detran repetiu o mesmo sucesso do ano passado. Em 2016, o Detran esteve na 36ª colocação, com apenas 35% de transparência ativa. Em 2017, o número subiu para 96% e em 2018 atingiu os 100%.
O governador em exercício, Paco Britto, abriu a solenidade e reiterou a importância dessa premiação. “O brasiliense exige o combate efetivo a corrupção e é preciso ressaltar a disposição do atual governo para lutar contra isso”, afirmou.
A ouvidora do Detran, Zoraia Cardoso creditou o prêmio a todos os servidores do órgão. “Esse prêmio é importante para ver que o Detran está empenhado em cumprir o que o decreto determina, embora a Ouvidoria seja o setor responsável por fazer esse monitoramento, ela (Ouvidoria) não faz o serviço sozinha. Precisamos de todos do departamento e fico muito feliz de ter atingido o número de 100% por dois anos seguidos”.
O Índice de Transparência Ativa foi criado em 2015 para medir o grau e cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelos órgãos e entidades do Poder Executivo do Distrito Federal, como um meio de incentivo ao aumento da transparência e do controle social.
Texto: Thiago Menezes, estagiário de Comunicação
Revisão: Ana Carolina Oliveira, Jornalista – Ascom Detran/DF