Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/21 às 7h47 - Atualizado em 22/03/21 às 7h47

Detran-DF suspende a realização de bancas teóricas e práticas e de biometria

A medida deve ficar em vigor até 29 de março e busca resguardar a saúde de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação, instrutores e examinadores

 

 

 

(Brasília, 21/03/2021) A partir desta segunda-feira (22), estão suspensas as bancas examinadoras de trânsito teóricas e práticas de direção veicular. Mesmo com todo o protocolo de segurança adotado pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal, durante a realização dos exames, nesse sábado (20), verificou-se que, nas áreas externas, muitos candidatos e familiares não respeitaram o distanciamento social. Desta forma, a medida drástica de suspensão foi necessária a fim de evitar aglomerações nas áreas adjacentes aos exames e conter a propagação da Covid-19.

 

“Apesar dos cuidados adotados para a continuidade do serviço, em alguns locais verificou-se o desrespeito à recomendação de não levarem acompanhantes nos dias de exames. Não podemos arriscar a vida de muitos com a falta responsabilidade de alguns. Devemos preservar a saúde de todos os envolvidos no processo: examinadores, instrutores e candidatos”, afirma o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia.

 

A princípio, a suspensão durará até o próximo dia 29, mas o prazo pode ser estendido conforme avaliação da Direção-geral.

 

Os candidatos que estão com provas agendadas para o período em que haverá suspensão do serviço poderão remarcá-las sem ônus. Ou seja, não haverá prejuízos para a população. Desde outubro do ano passado, as bancas práticas vinham respeitando os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias, como o uso de máscara, álcool 70%, higienização dos veículos, limitação de candidatos, redução do número de vagas.

 

Outras suspensões

Os atendimentos para coleta biométrica também estão suspensos, assim como os cursos teóricos oferecidos pela Escola Pública de Trânsito, da Diretoria de Educação de Trânsito, por exemplo, Reciclagem para Condutor Infrator, Atualização e Renovação de Carteira Nacional de Habilitação, Atualização para Instrutor e entre outros.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)